Quatro municípios amazonenses são inseridos em novo Mapa do Turismo Brasileiro | Amazonas

Os municípios amazonenses Anamã, Uarini, Boa Vista do Ramos e Anori estão inseridos no Novo Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021, divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Ministério do Turismo (MTur) no Diário Oficial da União (DOU).

Ao todo, 24 cidades amazonenses compõem o novo mapa e foram divididas em sete polos turísticos, sendo o do Alto Rio Negro, do Alto Solimões, Amazônico, do Madeira, do Médio Solimões, Saterê e do Uatumã.

De acordo com a chefe de Programas e Capacitação da Amazonastur, Kethlenn Porto, este ano o órgão ministerial criou dois novos e principais critérios para os municípios se adequarem junto ao Mapa.

“A Amazonastur participa na coordenação estadual do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Mtur, e o Mapa é um instrumento de gestão deste Programa. Então nós, da Amazonastur, acionamos todos os municípios do Mapa de 2017 para se adequarem aos novos critérios, conforme estabelecido na Portaria 192 do Ministério do Turismo. Além disto, quatro novos municípios nos procuraram e, de forma voluntária, aderiram ao Programa de Regionalização e cumpriram as exigências, como a criação de um Conselho Municipal de Turismo; a existência de um órgão responsável pelo turismo no município; a existência de dotação orçamentária para o turismo e existência de prestadores de serviços incluídos no Cadastur”, explicou a gestora.

Confome Kethlenn Porto, a inclusão das cidades no Mapa do Turismo Brasileiro abre um leque de oportunidades e benefícios para as Prefeituras. Sem a inclusão no Mapa, os municípios não podem compor uma região turística brasileira, tampouco receber aporte de recursos do Ministério do Turismo.

Ao todo, 2.694 cidades de 333 regiões turísticas do país foram incluídas pelo Ministério do Turismo. Conforme o Mtur, em 2019, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo órgão, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *