Santuário de Lourdes fecha pela primeira vez em razão do coronavírus


No Brasil, Santuário de Aparecida está fechado desde o último fim de semana por causa do Covid-19. Fiéis deixam santuário de Lourdes, na França, em 2016
AFP
O santuário de Lourdes fechará suas portas nesta terça-feira (17) a partir do meio-dia “pela primeira vez em sua história”, informou em uma rede social seu responsável, Olivier Ribadeau Dumas, no momento em que a França entra em um período de maior confinamento devido à pandemia de coronavírus.
‘Perguntas e respostas’: assista à série especial de vídeos
GUIA ILUSTRADO: sintomas, transmissão e prevenção
Coronavírus: veja perguntas e respostas
Os 30 capelães do santuário “começam hoje (terça-feira) nove dias de orações especiais pelo mundo na Gruta das Aparições”, que serão transmitidas ao vivo pela televisão católica, informou a direção do santuário à AFP.
O santuário de Lourdes atrai milhões de peregrinos católicos de todo o mundo todos os anos, especialmente doentes. Desde o início de março, os responsáveis anunciaram uma série de medidas para se proteger do coronavírus.
França proíbe entrada de pessoas de fora da União Europeia por causa da Covid-19
Os tanques nos quais os peregrinos doentes mergulham na esperança de cura, localizados perto da gruta onde, segundo a tradição cristã, a Virgem apareceu em 1858, foram fechados.
Na segunda-feira à noite, o presidente francês Emmanuel Macron declarou “guerra” ao coronavírus e anunciou novas medidas rigorosas de contenção por pelo menos 15 dias.
No Brasil: Santuário de Aparecida fechado
A Justiça determinou no sábado (14) a suspensão de missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A decisão levou em consideração a pandemia do coronavírus (Covid-19). A visitação dos fiéis ao templo, contudo, está liberada.
Segundo a decisão, a suspensão é por 30 dias e, caso seja necessário, pode ser prorrogada. O prazo estipulado afeta as celebrações da Sexta-feira Santa e Páscoa no Santuário.
A última missa no templo foi celebrada às 12h de sábado. A Basílica de Aparecida comporta 35 mil fiéis em torno do Altar Central, onde são realizadas as principais celebrações do templo.
Initial plugin text

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *