FAB recebe 1ª unidade do maior avião feito pela Embraer no Brasil

Avião cargueiro Embraer KC-390 saindo da linha de produção da Embraer

Avião cargueiro Embraer KC-390 saindo da linha de produção da Embraer
Gerson Fujiki/21.out.2014/Embraer

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai receber nesta quarta-feira (4) a primeira unidade do avião militar cargueiro Embaer KC-390. A aeronave é o maior modelo planejado e produzido pela empresa no Brasil, que deve entregar outras 27 unidades para o governo brasileiro nos próximos anos.

O presidente Jair Bolsonaro vai participar da cerimônia de entrega da aeronave, que acontecerá nesta quarta, por volta das 12h, na base aérea de Anápolis, em Góias.

Leia também: Embraer apresenta jato militar KC-390 no Paris Air Show

As 28 unidades foram encomendadas pela FAB ao custo de R$ 7,8 bilhões em 2014. Parte do desenvolvimento da aeronave também foi custeado pelo governo brasileiro, com uma autorização do Congresso Nacional em 2009.

As equipes de aviação militar da Embraer e da FAB aturam em conjunto com o governo de Portugal e da República Tcheca no projeto de desenvolvimento da aeronave.

KC-390 pronto para decolagem em um de seus voos de teste

KC-390 pronto para decolagem em um de seus voos de teste
Reprodução/Facebook

Gigante brasileiro

A aeronave foi planejada para substituir os C-130 Hércules da Força Aérea, que já estão em operação há mais de 40 anos e é conhecida por sua capacidade de transporte e versatilidade de uso, e principalmente pela capacidade de pouso em diversos tipos de pista.

O KC-390 foi projetado para operar em condições similares. Pode transportar até 80 pessoas e um helicóptero militar de grande porte sem grandes dificuldades. Além disto, ele foi planejado para fazer reabastecimento de outros aviões no ar, lançamento de cargas e paraquedistas, combate a incêndos e ações de busca e salvamento.

Vendas internacionais

O governo de Portugal também anunciou a compra de cinco unidades do KC-390, que também devem ser entregues nos próximos anos.

Neste ano, a divisão de aviação militar da Embraer, também apresentou a aeronave em diversas feiras de aviação pelo mundo e outros países já demonstram interesse na aeronave, como a Alemanha, Argentina, Colômbia e Chile.

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *