black Friday melhor hoje ofertas e promocoes

Uma seleção de reportagens publicadas no g1 com as notícias de 15 a 19 de novembro. Crise no Inep às vésperas do Enem. Novo intervalo para a dose de reforço da vacina contra a Covid. 10 anos da decisão do STF sobre casamentos homoafetivos. O touro dourado na Bolsa de Valores de São Paulo. A professora que foi impedida de entrar em um órgão público por causa do vestido. As discussões sobre a possibilidade de criar um novo estado brasileiro, o Tapajós. O relato de uma mãe após seu filho tomar o remédio mais caro do mundo. Camila Queiroz fora de ‘Verdades Secretas II’.
Newsletter do g1: receba um resumo com as notícias do dia no seu e-mail
Bolsonaro e o Enem
Às vésperas do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) trocou o armazenamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em São Paulo. Pela primeira vez em 12 anos, os malotes impressos na gráfica não ficaram sob a guarda do Exército Brasileiro no período de várias semanas entre a impressão na gráfica em São Paulo e a distribuição pelo Brasil. Desta vez, as provas foram armazenadas num centro de logística dos Correios em Cajamar, na Grande São Paulo.
Enquanto isso… O presidente Jair Bolsonaro afirmou que agora as questões do Enem “começam a ter a cara do governo”. “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado, que caíam tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente, algo voltado para o aprendizado.” Depois, Bolsonaro afirmou que não viu as questões deste ano.
Bolsonaro sugere que Enem prega ‘ativismo político e comportamental’
Servidores do Inep afirmam que sofreram pressão psicológica e vigilância velada na formulação do Enem 2021 para que evitassem escolher questões polêmicas que eventualmente incomodariam o governo Bolsonaro. O Fantástico conversou com parte dos 37 servidores públicos que entregaram seus cargos. Eles detalharam as tentativas de interferência no conteúdo das provas, situações de intimidação e acusam o presidente do órgão de despreparo.
Exclusivo: servidores do Inep detalham tentativas de interferência no conteúdo do Enem
É AMANHÃ: Cursinhos avaliam o que esperar de um Enem com a ‘cara do governo’ Bolsonaro
Dose de reforço
💉Agora vale para todos os brasileiros que têm mais de 18 anos e completaram o esquema vacinal contra a Covid há pelo menos cinco meses: é preciso tomar a dose de reforço. Até então, somente idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde que se vacinaram há mais de seis meses podiam tomá-la. Ah, vale ressaltar: o esquema é um pouco diferente para quem tomou a vacina da Janssen, aprovada como um imunizante de dose única. Essas pessoas devem, primeiro, tomar uma segunda dose e, depois de 5 meses, um reforço.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a pasta não divulgará um novo calendário por faixa etária. “Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, disse. Entenda os detalhes aqui.
EMOÇÃO: Último paciente com Covid de hospital referência para doença no Rio recebe alta
ESPERANÇA: Primeiro paciente recebe soro anti-Covid desenvolvido pelo Butantan
Touro dourado
Instalado como uma versão brasileira do touro de Wall Street, o monumento dourado colocado em frente à Bolsa de Valores de São Paulo não foi bem recebido por todos. Em protesto contra a fome, a desigualdade social e o desemprego, grupos fizeram atos em frente à estátua, que por dois dias amanheceu com cartazes colados. Integrantes da ONG SP Invisível ainda organizaram um churrasco para pessoas em situação de rua em frente ao touro, que fica no centro da capital paulista.
Entenda por que o touro é considerado símbolo do mercado financeiro
A estátua brasileira tem 5,10 metros de comprimento e foi construída sobre uma estrutura metálica tubular com multicamadas de fibra de vidro de alta densidade e pintura anticorrosiva. Gilson Finkelsztain, CEO da B3, diz que o monumento “representa a força e a resiliência do povo brasileiro”.
Explicando… O touro é considerado símbolo do mercado financeiro por representar “o otimismo e a força dos investidores”. A origem dessa metáfora está numa expressão usada no mercado financeiro para se referir ao movimento de alta nos papéis, quando os preços estão subindo: “bull market” (mercado do touro, em tradução livre) — entenda mais aqui.
🧩 QUIZ: você reconhece os touros das bolsas pelo mundo?
Economia
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), registrou queda de 0,14% no terceiro trimestre de 2021 na comparação com os três meses anteriores. O resultado divulgado foi calculado após ajuste sazonal — espécie de “compensação” para comparar períodos diferentes. O recuo da prévia do PIB no terceiro trimestre aconteceu após retração também nos três meses anteriores, entre abril e junho deste ano. Segundo a instituição, o IBC-Br registrou queda de 0,35% nesse período (valor revisado). Com isso, o indicador apontou a possibilidade de uma recessão técnica, que se caracteriza por dois trimestres seguidos de contração do PIB.
Brasil cresce ‘acima da média mundial’, diz Guedes a empresários; projeções não comprovam fala
Britney livre
Britney Spears gravou um vídeo falando sobre a liberdade após 13 anos sob controle do pai. A cantora avisou que vai advogar por pessoas em sistema de tutela e agradeceu aos fãs. E o que mudou? Ela se disse empolgada para fazer pequenas coisas, como “dirigir o próprio carro, usar o cartão de crédito e até comprar velas”.
Britney Spears: “Vocês salvaram minha vida”
Mariliateca

Melhor Carteira Bitcoins conta gratis

binance-wallet-bitcoin-brasil

Quer mergulhar em todo o cancioneiro deixado por Marília Mendonça? O g1 criou uma página especial que te permite ouvir as músicas que a cantora compôs ou gravou. São 308 canções escritas e 186 faixas gravadas por ela. Também foram definidas marcas que definem as músicas por categorias como “traiu ou foi amante”, “traiu” e “exalta a pegação”. Vamos exaltar a obra deixada pela rainha do feminejo? Não deixe de ouvir aqui.
Página especial do g1 Mariliateca
Arte/g1
Barrada e humilhada
Para resolver pendências relativas ao trabalho e assinar documentos, Tânia Maruska Petersen foi até a Secretaria de Municipal de Educação. Mas Tânia, que é professora e atua como conselheira na Escola Municipal Zuleide Fernandes, em Natal (RN), foi impedida de entrar no local. O motivo? O chefe de patrimônio da Secretaria e um segurança do local, ambos homens, consideraram que Tânia estava vestida com “uma roupa inadequada”. A professora perguntou quais eram os critérios e argumentou que já entrara em outros prédios públicos com a mesma vestimenta, também usada em dias de trabalho normal, mas ouviu que “aquela não era roupa de uma educadora”.
Professora Tânia Maruska Petersen denuncia que foi barrada em Secretaria Municipal de Educação por conta de vestido
Reprodução
“Fica claro que é mais um caso de machismo. […] Fiquei muito triste, envergonhada, foi uma situação vexatória. Eu sou uma excelente profissional. Eu estudo, invisto no meu trabalho, chego cedo, cumpro minhas atividades, e vou ser julgada pela roupa que eu uso?”, disse ela.
Menstruação
Uma tenente da Polícia Militar do Ceará foi presa por abandono de posto após tirar seu fardamento, que estava manchado por causa de menstruação, para lavar. Ela saiu à paisana do alojamento feminino do quartel em que estava para buscar seu almoço e foi questionada pelo superior, um tenente-coronel, por estar sem farda. A tenente, então, foi levada pelo próprio superior à Coordenadoria de Polícia Judiciária Militar de Fortaleza e presa no mesmo dia. Em audiência de custódia, no dia seguinte, ela foi solta.
Em nota, a Polícia Militar informou que o superior da tenente afirmou que “a policial foi flagrada saindo do quartel, sem uniforme e sem autorização superior, no horário em que deveria estar de serviço”. Segundo a corporação, ela afirmou que iria almoçar.
Dinossauro brasileiro
O Museu Nacional da UFRJ anunciou a descoberta de uma nova espécie de dinossauro brasileira, o Berthasaura Leopoldinae. Segundo os especialistas, esse foi o fóssil mais completo de um dinossauro do período cretáceo já encontrado no Brasil. A espécie, que viveu no Brasil em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, foi batizada em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.
Museu Nacional anuncia descoberta de nova espécie de dinossauro brasileiro
Sexualidade
Nesta reportagem, o g1 explica por que entender a vulva é o 1º passo para a melhoria da saúde sexual da mulher e um caminho ao prazer feminino. Apontando o contexto de repressão social e religiosa histórica sobre as mulheres, a médica ginecologista Mariana Viza lembrou que muitas têm dificuldade para olhar e tocar o próprio corpo porque associam o ato a algo impróprio ou sujo. Especialistas alertam que é preciso conhecer o papel da vulva no orgasmo feminino e exercitar a autodescoberta. A masturbação, por exemplo, é recomendada. 🚺 Leia um guia sobre vibrador feminino.
Anatomia da vulva com as glândulas de Skeene
Arte g1
FANTASIAS SEXUAIS: Especialistas explicam o que são e quais as mais comuns
Remédio
O Brasil está fora da lista de 95 países que poderão obter uma sub-licença para manufaturar o remédio desenvolvido pela Pfizer para tratar a Covid. Por causa disso, o país terá que comprar o medicamento diretamente da Pfizer, provavelmente a preços mais altos do que os das versões genéricas. Ao jornal americano “The New York Times“, o brasileiro Felipe Carvalho, que participa da ONG Médicos Sem Fronteiras, lamentou a exclusão do país do acordo. Veja a lista completa de países aqui.
“É escandaloso que um país com uma carga pesada [na pandemia] como o Brasil seja mais uma vez deixado para trás no acesso ao tratamento”.
Bolsonaro diz que Brasil se comportou ‘muito bem’ no combate à Covid; país soma mais de 600 mil mortes
Com pandemia, número de mortes no Brasil tem salto de quase 15% em 2020, aponta IBGE
Tapajós
Uma ideia antiga que mais uma vez pode virar motivo de plebiscito no Pará: a divisão do território em mais um estado. Desta vez, a proposta é criar a unidade da federação Tapajós – na década de 1990, foi cogitado criar também o Carajás, o que faria o Pará se dividir em três.
Processo pode levar à criação do Estado de Tapajós; entenda
Defensores do Tapajós, atual região oeste paraense, dizem receber pouco investimento e ser incapazes de se desenvolver regionalmente. O governador do Pará, Helder Barbalho, defende um estado unido e é contra a proposta. Estudo do Ipea de 2008 indicou que o custo de manutenção do novo estado geraria um déficit a ser coberto pelo governo federal. O projeto que cria o Tapajós tramita na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Só depois de passar por aprovação do Senado e da Câmara que é possível fazer a consulta à população. Lea a reportagem completa e entenda o projeto.
Monitor da Violência
O Brasil teve uma queda de 4,7% nos assassinatos nos primeiros nove meses deste ano na comparação com o mesmo período de 2020. É o que mostra o índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Apesar disso, uma reversão na curva nos últimos meses acendeu um alerta, segundo especialistas. Tanto em agosto como em setembro, o número de crimes foi maior que no ano passado. E, com isso, mais de um terço dos estados tiveram aumento nos assassinatos em 2021. De janeiro a setembro, foram registradas 30.954 mortes violentas, contra 32.471 nos mesmos meses de 2020. Ou seja, 1.517 a menos. São contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
🗺️ PÁGINA ESPECIAL: mapa mostra assassinatos mês a mês no país
Curada da HIV
Uma argentina de 30 anos pode ser a segunda pessoa no mundo que se infectou e conseguiu se curar do vírus HIV sem a necessidade de tratamento, aponta uma pesquisa publicada no “Annals of Internal Medicine”. Segundo o estudo – de pesquisadoras em Buenos Aires e em Boston, nos Estados Unidos –, a mulher vem mantendo uma carga viral indetectável do HIV tipo 1 (HIV-1) há 8 anos, mesmo sem terapia antirretroviral nem transplante de medula óssea.
Tragédia em show de Travis Scott
Ezra Blount, um garoto de 9 anos que ficou ferido durante o festival de música Astroworld, que teve apresentação do rapper Travis Scott, nos EUA, morreu após ficar cinco dias em coma induzido. Ele estava nos ombros do pai quando os fãs começaram a se esmagar na plateia. O pai do menino desmaiou e, quando acordou, não encontrou mais seu filho. Com a morte do menino, subiu para dez o número de mortos no incidente que marcou a abertura do festival.
Show nos EUA termina em tragédia com 8 mortos e mais de 300 feridos
Taxista herói em Liverpool
“Incrível presença de espírito e coragem” foram as palavras escolhidas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, para elogiar o feito do taxista David Perry, que conseguiu impedir um ataque terrorista em um hospital de mulheres na cidade de Liverpool. Se passando por passageiro, o homem identificado como Emad Al Swealmeen entrou com uma bomba caseira no carro de Perry. Mas o artefato explodiu dentro do veículo assim que Perry encostou na frente do local e trancou o homem. Emad Al Swealmeen, o passageiro, morreu na explosão. Perry foi hospitalizado, mas já teve alta e passa bem.
O taxista David Perry conseguiu evitar um atentado terrorista em um hospital de mulheres na cidade de Liverpool
CCTV/Reprodução e Facebook/Reprodução
Mentira sobre a Amazônia
O presidente Jair Bolsonaro afirmou, durante evento com investidores em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que “os ataques que o Brasil sofre em relação à Amazônia não são justos”. Bolsonaro convidou os investidores árabes a conhecerem a floresta. Ele mentiu ao dizer que, “por ser uma floresta úmida, não pega fogo.” “O fato de a floresta não pegar fogo, isso é uma meia verdade. Ela não cria incêndios florestais, porque é uma floresta úmida. A floresta não pega fogo naturalmente – mas se alguém colocar fogo nela, ela incendeia”, afirma Marcio Astrini, secretário-executivo do Observatório do Clima.
Bolsonaro diz a investidores em Dubai que Amazônia ‘não pega fogo’
Imprensa internacional repercute maior desmatamento na Amazônia em 15 anos
Relatório que mostra alta de 22% no desmate tem data anterior a COP26; ONGs apontam escândalo e omissão
20 anos de Harry Potter
Se você curtiu a saga “Harry Potter”, talvez se choque: o lançamento do 1º filme da franquia fez aniversário de 20 anos. Para celebrar a data, o g1 preparou um antes e depois dos personagens mais queridos – tem um odiado também. Ah, sim, e o ator Daniel Radcliffe, intérprete do protagonista, está com 32 anos.
Castelo de Hogwarts vira bolo gigante em celebração aos 20 anos dos filmes de Harry Potter
Que vista!
Os turistas espaciais da Inspiration 4, missão da empresa de Elon Musk que ficou 3 dias ao redor da Terra em setembro, divulgaram fotos em alta resolução do “passeio”. Eles conseguiram fazer cliques incríveis. Veja aqui.
Fotos da tripulação Inspiration4, da SpaceX, em viagem pelo espaço em setembro de 2021
Inspiration4 crew
Abandono do governo
Uma criança indígena de 3 anos morreu com sintomas de pneumonia e malária na comunidade Xaruna, na Terra Indígena Yanomami. O menino estava em estado grave e teve o atendimento médico negligenciado, afirmou o Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY). De acordo com o presidente do órgão, Júnior Hekurari Yanomami, o menino morreu por não haver combustível suficiente para removê-lo da comunidade. O Ministério da Saúde informou que a remoção do menino tinha sido solicitada no mesmo dia. Em três meses, essa foi a terceira criança a morrer de malária na área indígena e o quinto caso da doença.
Alívio
Surreal, gratidão e dever cumprido. Assim a enfermeira Camila Mariela Cattanio definiu as sensações do momento em que seu filho Bernardo tomou um medicamento que custa cerca de R$ 11 milhões e é conhecido por ser “o mais caro do mundo”.
“Eu fiquei flutuando no chão parece”, resumiu ela, que é do Mato Grosso do Sul.
O medicamento chegou ao país no início deste mês, após a Justiça Federal determinar a compra pelo governo. Diagnosticado com Atrofia Muscular Espinhal Tipo 1, o bebê antes recebia apenas uma dose de outro remédio que “estaciona” a doença. Agora, Bernardo deve seguir fazendo fisioterapia e outros tratamentos, mas a família do pequeno já vê melhoras no seu desenvolvimento. “Ele está evoluindo já e eu chorei de emoção ao ver ele erguendo os braços”, disse Camila.
Família do Bernardo teve parecer favorável na Justiça e ele deve receber medicamento que custa em torno de R$ 9 milhões
Camila Cattanio/Arquivo Pessoal
Recorde
O autorretrato “Diego y yo” de Frida Kahlo foi vendido por US$ 34,9 milhões (cerca de R$ 192 milhões) em um leilão da Sotheby’s em Nova York. Mesmo recorde para a artista, o valor ficou longe, porém, do teto previsto pelos especialistas, que avaliaram a pintura na faixa de US$ 30 milhões a US$ 50 milhões. Pintado em 1949 pela artista mexicana, o quadro pertencia a uma coleção privada e tem a dedicatória “para Florence e Sam com o carinho de Frida”.
“Diego y yo”: Obra de Frida Kahlo é vendida por US$ 34,9 milhões, novo recorde para a artista
ANGELA WEISS / AFP
Melhores amigos
Shawn Mendes e Camila Cabello anunciaram o fim do namoro de dois anos. Os cantores compartilharam a mesma declaração a respeito em suas contas no Instagram e disseram que continuam amigos.
“Olá, pessoal. Nós decidimos terminar nosso relacionamento romântico, mas nosso amor um pelo outro como seres humanos está mais forte do que nunca”, afirmam os dois.
Shawn Mendes e Camila Cabello posam depois de vencer ‘Colaboração do ano’, por ‘Señorita’, no American Music Awards, neste domingo (24) em Los Angeles
Jordan Strauss/Invision/AP
Mudança de final
A atriz Camila Queiroz não está mais na novela “Verdades Secretas 2”, atualmente exibida no Globoplay. A novela precisou aumentar os dias de gravação por conta dos protocolos para conter a Covid-19. Anteriormente prevista para terminar em 10 de novembro, a trama precisou de mais 7 dias para ser concluída. Com isso, a atriz não retornará para o papel de Angel na conclusão da novela. Leia comunicado da Globo.
Angel (Camila Queiroz) e Giovanna (Agatha Moreira) em ‘Verdades Secretas 2’
Pedro Pinho/Globo
Auxílio Brasil

O programa que substitui o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, começou a ser pago pelo governo federal na última quarta-feira (17). Com a extinção também do Auxílio Emergencial, em outubro, mais de 22 milhões de brasileiros devem ficar sem ajuda nenhuma a partir deste mês. Ainda tem dúvida sobre quem vai receber ou como se cadastrar? Leia a reportagem completa.
📱 Como acessar o app do Auxílio Brasil

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte Google News