black Friday melhor hoje ofertas e promocoes

Especialistas que acompanharam a votação veem ‘melhores condições’, mas pedem melhorias. Chavismo derrotou a oposição e elegeu a maioria dos governadores e o prefeito de Caracas. Cartazes eleitorais promovendo a candidata da oposição ao conselho municipal Luisana Uzcategui desfiguram cartazes do candidato governamental Hector Rodriguez, em Caracas, capital da Venezuela, em 19 de novembro de 2021
Ariana Cubillos/AP
As eleições regionais na Venezuela ocorreram com melhores condições para os eleitores do que as anteriores, mas ainda houve “situações arbitrárias” e o país precisa fortalecer sua autoridade eleitoral, afirmou o chefe da missão de observadores da União Europeia nesta terça-feira (23).
Apesar de dizer que “houve situações arbitrárias”, a chefe da missão europeia, Isabel Santos, pediu que o relatório final dos observadores internacionais, que será publicado nos próximos meses, não seja utilizado como instrumento político.
A declaração ocorre um dia após o secretário de Estado americano, Antony Blinken, afirmar que as eleições do domingo (21) “não refletem a vontade do povo venezuelano”.
Foi a primeira vez em quatro anos que a oposição voltou a participar de uma eleição no país e apresentou candidatos, mas ela sofreu uma derrota retumbante para o partido governista, que elegeu 20 dos 23 governadores e o prefeito de Caracas, a capital do país.
A eleição marcou não só o retorno da oposição às urnas como também o de observadores internacionais independentes ao país, após mais de uma década de ausência.
A União Europeia não enviava observadores havia ainda mais tempo — 15 anos —, pois o governo venezuelanos optava por “missões de acompanhamento” de países e organizações próximas ao chavismo.
O bloco europeu enviou a maioria dos 130 observadores desta eleição, mas também participaram enviados das Nações Unidas e do Carter Center (órgão especializado em processos eleitorais fundado pelo ex-presidente americano Jimmy Carter).
Esta reportagem está em atualização.

Melhor Carteira Bitcoins conta gratis

binance-wallet-bitcoin-brasil

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte Google News