black Friday melhor hoje ofertas e promocoes

Estrela do tênis não foi mais vista nem usou mais suas redes sociais desde que acusou ex-dirigente do Partido Comunista de agressão sexual. Entenda o porquê e relembre outros casos. A tenista chinesa Peng Shuai comemora após derrotar a americana Venus Williams na primeira rodada do China Open de tênis, em Pequim, em 3 de outubro de 2016. Uma das maiores estrelas do tênis da China, Peng acusou um importante político, o ex-vice-premiê Zhang Gaoli, de forçá-la a fazer sexo, publicou em redes sociais detalhes do relacionamento entre os dois e foi censurada.
Fred Dufour/AFP
O desaparecimento da estrela do tênis Peng Shuai na China, após sua acusação de agressão sexual contra um ex-dirigente do Partido Comunista, lançou luz casos semelhantes envolvendo políticos, artistas, líderes empresariais e outras pessoas que entraram em conflito com autoridades chinesas.
O caso de Peng Shuai tem gerado repercussão mundial e pressão internacional para que o governo chinês revele a real situação da atleta, que foi líder do ranking mundial de duplas e campeã em Wimbledon e em Roland Garros (dois dos quatros torneios de tênis mais importantes do mundo).
VEJA TAMBÉM:
Autoridades chinesas matam cachorro de mulher confinada por Covid; vídeo mostra agressão ao animal
Adubo ‘tóxico’ da China causa incidente diplomático na Ásia; entenda a polêmica com o Sri Lanka
Relembre outros casos abaixo e entenda por que pessoas “desaparecem” na China. Nesta reportagem você vai ver:
O que aconteceu com Peng Shuai?
Por que pessoas desaparecem na China?
Quais pessoas famosas já desapareceram?
Que outros tipos de pessoas desaparecem?
1. O que aconteceu com Peng Shuai?
Apesar do clamor do mundo do tênis e da comunidade internacional, autoridades chinesas ainda não abordaram diretamente o caso de Peng Shuai nem a acusação publicada por ela em uma rede social.
Peng relatou há duas semanas ter sido forçada a fazer sexo com Zhang Gaoli, que foi vice-premiê da China entre 2013 e 2018 e membro do todo-poderoso do Politburo, comitê executivo do Partido Comunista chinês.
A então diretora do FMI, Christine Lagarde. aplaude discurso do então vice-premiê chinês, Zhang Gaoli, na abertura do Fórum de Desenvolvimento da China, em 2015
Jason Lee/Reuters
A tenista fez o relato em sua conta oficial na rede social Weibo, o “Twitter chinês”, mas a publicação foi excluída cerca de meia hora depois — assim como todas as referências ao caso. Desde então, ela não foi mais vista nem fez qualquer outra publicação ou declaração pública.
Na longa postagem que fez no Weibo em 2 de novembro, Peng afirmou que Zhang a forçou a fazer sexo há três anos, apesar de suas repetidas recusas, e cópias da sua acusação rapidamente se espalharam pela internet na China apesar da censura governamental.
Peng tem 35 anos e é uma ex-jogadora de tênis que, além de ter sido número 1 do ranking de duplas femininas e ter conquistado os títulos de Wimbledon em 2013 e do Aberto da França em 2014, também participou de três Olimpíadas — o que torna seu desaparecimento ainda mais relevante, pois Pequim vai sediar os Jogos Olímpicos de inverno a partir de 4 de fevereiro.
2. Por que as pessoas desaparecem na China?
A China diz que é uma nação “governada por lei”, mas o Partido Comunista no final das contas domina e há grandes áreas cinzentas de aplicação. O controle da imprensa e da mídia social permite que as autoridades mantenham a palavra de desaparecimento em sigilo e bloqueiem os críticos, embora tais as notícias freqüentemente surgem gradualmente por meio de fontes subterrâneas e estrangeiras.
Entre as celebridades chinesas do mundo do entretenimento, envolver-se com as autoridades pode ser fatal. Para os líderes empresariais, pode significar perda de status, acesso ao mercado e possível encarceramento. Com dissidentes políticos, muitas vezes significa desaparecimento no vasto estado de segurança, sem acesso à família ou recursos legais.
Mesmo antes de assumir o poder em 1949, o Partido Comunista passou por várias rodadas de lutas violentas e destruidoras, durante as quais aqueles do lado perdedor foram eliminados sem o devido processo. A Revolução Cultural de 1966-76 viu políticos, educadores e músicos presos por anos sem acusações, muitas vezes em confinamento solitário.
Hoje, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar do partido lida com a maioria das principais acusações contra funcionários de escalão, que podem sumir de vista por meses antes que uma declaração concisa seja emitida dizendo que estão sob investigação por “violações graves de regras e regulamentos”. anunciados, com pouco ou nenhum detalhe dado sobre as acusações ou as provas apresentadas contra eles.
3. Quais pessoas famosas já desapareceram?
Pessoas notáveis ​​que sumiram de vista em circunstâncias que permanecem obscuras incluem o líder empresarial Jack Ma e a famosa atriz Fan Bingbing.
Ma, o empresário mais proeminente da China e fundador do Alibaba Group, a maior empresa de comércio eletrônico do mundo, parou de aparecer em público depois de criticar os reguladores por serem muito conservadores em um discurso de outubro de 2020.
Dias depois, o governo ordenou que o Ma’s Ant Group, um serviço financeiro que cresceu fora do negócio de pagamentos online do Alibaba, suspendesse uma estréia no mercado de ações em Hong Kong e Xangai
Rumores nas redes sociais questionavam se Ma havia sido detida. Amigos de Ma disseram que ele não foi detido, mas decidiu ficar quieto após as críticas de seus comentários. Ma reapareceu dois meses depois em um vídeo de janeiro de 2020 divulgado pelo Alibaba, mas não fez nenhuma menção ao seu desaparecimento.
Fan desapareceu por três meses antes que surgissem notícias de que as autoridades fiscais ordenaram que ela e as empresas que ela representava pagassem impostos e multas no total de US $ 130 milhões.
As pessoas podem cair fora do mapa se estiverem ligadas a disputas com pessoas politicamente bem conectadas envolvendo negócios e reputação.
A mulher de negócios Duan Weihong desapareceu em 2017 e seu marido, Desmond Shum, disse que não teve notícias dela por quatro anos, até que se preparava para publicar um livro sobre a corrupção entre as elites chinesas. Shum disse à revista Time que sua esposa implorou a ele em um telefonema para não publicar seu livro, “Red Roulette”.
Duan, também conhecido como Whitney Duan, foi citado pelo The New York Times em uma série de artigos de 2012 sobre a riqueza da família do então premier Wen Jiabao, o segundo líder da China. Ainda não está claro o que exatamente motivou seu desaparecimento.
Um magnata do mercado imobiliário, Ren Zhiqiang, desapareceu da vista do público em março de 2020 depois de criticar a forma como o presidente Xi Jinping lidou com a pandemia do coronavírus. Ren foi condenado no final daquele ano a 18 anos de prisão por acusações de corrupção.
4. Que outros tipos de pessoas desaparecem?
Em um caso raro que apareceu a público, o cidadão sueco Gui Minhai desapareceu em 2015, quando se acreditava que ele teria sido sequestrado por agentes chineses em sua casa à beira-mar na Tailândia.
Ele e quatro outros que trabalhavam para a mesma empresa de Hong Kong que publicava livros críticos ao Partido Comunista desapareceram mais ou menos na mesma época e apareceram meses depois sob custódia da polícia na China continental.
Um tribunal no leste da China mais tarde o sentenciou a 10 anos de prisão por “fornecer ilegalmente inteligência no exterior”.
A China também arrebatou alguns estrangeiros.
Os canadenses Michael Kovrig e Michael Spavor foram detidos na China em dezembro de 2018, logo após o Canadá prender Meng Wanzhou, o diretor financeiro da gigante chinesa de telecomunicações Huawei, em um pedido de extradição dos EUA. A China atrasou o anúncio de suas detenções por dias, depois negou que as detenções estivessem relacionadas. Os dois foram libertados em setembro, depois que Meng foi autorizado a retornar à China.
Até mesmo um cientista, o pesquisador de edição de genes He Jiankui, desapareceu da vista do público por quase um ano após anunciar sua polêmica pesquisa em uma conferência em Hong Kong. Ele acabou sendo condenado por praticar medicina sem licença em dezembro de 2019.

Melhor Carteira Bitcoins conta gratis

binance-wallet-bitcoin-brasil

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte Google News