black Friday melhor hoje ofertas e promocoes

No auge, Lua teve mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra e ganhou aparência avermelhada; brasileiros madrugaram para assistir a fenômeno. Eclipse lunar parcial no Japão; em primeiro plano, Castelo de Gifu
Reuters via BBC
O eclipse lunar mais longo dos últimos 580 anos ocorreu nesta sexta-feira (19) e fez muitos brasileiros acordarem no meio da noite para assistir ao fenômeno.
Veja mais FOTOS do eclipse mais longo
Como a Lua afeta seu humor
No entanto, em algumas partes do país, as chuvas acabaram frustrando os planos dos madrugadores.
Vídeo mostra timelapse do eclipse lunar parcial mais longo visto em Tóquio
Segundo a Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos, a duração total do eclipse lunar parcial foi de 3 horas, 28 minutos e 23 segundos, o mais longo desde 18 de fevereiro 1440, que durou 23 segundos a mais.
Fenômeno igual a esse, porém de maior duração, só vai ocorrer em 8 de fevereiro de 2669, acrescentou a agência.
Eclipse lunar parcial em Tóquio; em primeiro plano, torre de observação Skytree
Reuters via BBC
Mas quem perdeu a oportunidade de observar o fenômeno pode se contentar com uma boa notícia: daqui a menos de um ano, em 8 de novembro de 2022, acontecerá um eclipse lunar total, durante 3 horas e 40 minutos.
No auge do fenômeno desta sexta-feira, a Lua teve mais de 97% de sua superfície coberta pela sombra da Terra e ganhou uma aparência avermelhada.
Eclipses parciais são mais frequentes do que eclipses totais, ainda que menos espetaculares.
O fenômeno pôde ser visto em toda a América do Norte, bem como em grandes partes da América do Sul, Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia.
Segundo a Nasa, o eclipse parcial começou por volta das 4h19 de Brasília, e durou pouco mais de 3h. Porém, ele pôde ser observado uma hora antes, quando a Lua entrou na penumbra da Terra (parte externa da sombra). Nesse momento, o satélite escureceu, ainda que de forma sutil.
Eclipse lunar parcial em Washington DC; em primeiro plano, Monumento a Washington
Reuters via BBC
O pico aconteceu por volta das 6h, mas, como a Lua já estará abaixo do horizonte no Brasil, não foi possível mais vê-la.
O eclipse foi mais visível na região Norte do que no Sul do país.
Origem e cor vermelha
Eclipse lunar parcial em Daka, capital de Bangladesh
EPA via BBC
Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de forma que a Lua passa pela sombra da Terra. Em um eclipse lunar total, a Lua inteira fica coberta pela sombra da Terra, chamada de umbra.
Durante o fenômeno, a Lua adquire uma coloração avermelhada.
O fenômeno, chamado Dispersão de Rayleigh, é o mesmo que explica “por que o céu azul e o pôr do sol vermelho”, segundo a Nasa.
“A luz viaja em ondas e diferentes cores de luz têm diferentes propriedades físicas. A luz azul tem um comprimento de onda mais curto e é espalhada mais facilmente por partículas na atmosfera da Terra do que a luz vermelha, que tem um comprimento de onda mais longo. A luz vermelha, por outro lado, viaja mais diretamente pela atmosfera”, diz a Nasa em seu site.
“Quando o Sol está acima, vemos uma luz azul em todo o céu. Mas quando o Sol está se pondo, a luz do sol deve passar por mais atmosfera e viajar mais longe antes de atingir nossos olhos. A luz azul do Sol se espalha e a luz vermelha, laranja e amarela de comprimento de onda mais longo passa.”
“Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá. É como se todos os amanheceres e entardeceres do mundo fossem projetados na lua”, acrescenta a agência.
Eclipse lunar parcial na província de Panamá Oeste, no Panamá
EPA via BBC
Durante o eclipse, a Lua se move pela parte ocidental da constelação de Touro.
Dessa forma, um observador mais atento pode ver o aglomerado de estrelas das Plêiades no canto superior direito, e o aglomerado de Hyades — incluindo a estrela brilhante Aldebaran, o olho do touro — no canto inferior esquerdo.

Melhor Carteira Bitcoins conta gratis

binance-wallet-bitcoin-brasil

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte Google News