Toyota e Suzuki anunciam aliança de capital


Entre os objetivos do acordo estão o desenvolvimento de produtos, como autônomos, e compartilhamento de tecnologias. Toyota Prius 2019
Divulgação
Toyota e Suzuki anunciaram nesta quarta-feira (28) um acordo de participação cruzada, pelo qual a primeira comprará quase 5% do capital da segunda para fortalecer sua associação tecnológica já existente, o que inclui o desenvolvimento de veículos autônomos.
Na prática, a Toyota vai adquirir 4,94% do capital da Suzuki por 96 bilhões de ienes (R$ 3,8 bilhões), enquanto a Suzuki comprará ações da Toyota por 48 bilhões de ienes (R$ 1,9 bilhão), o que equivale a apenas 0,2% do capital da número um da indústria automotiva japonesa.
A aliança de longo prazo, que ainda precisa da aprovação das autoridades reguladoras financeiras, visa “estabelecer e promover uma parceria de longo prazo entre as duas empresas”, para colaborar em novos setores, porém sem deixarem a concorrência de lado, segundo um comunicado conjunto.
Suzuki Vitara 2019
Divulgação
O mercado automotivo está passando por mudanças sem precedentes, devido a desafios ambientais, novas formas de mobilidade e o desenvolvimento maciço de novas tecnologias. Isso força os atores do setor a se unirem para enfrentar investimentos colossais.
“A concorrência se revela feroz”, disse Moritaka Yoshida, presidente da Toyota, no início de agosto, ao apresentar os resultados do grupo durante o primeiro trimestre do ano fiscal de 2019-2020.
A Toyota e a Suzuki já são parceiras tecnológicas desde 2017 e, desde o ano passado, estão comercialmente disponíveis na Índia, onde a última tem forte presença.
Objetivos da aliança
Segundo o comunicado, a aliança promoverá o compartilhamento de tecnologias, colaborações na produção e desenvolvimento conjunto de novos produtos.
Como exemplo, a Suzuki compartilhará sua experiência na produção de veículos compactos, enquanto a Toyota emprestará suas tecnologias de eletrificação. A condução autônoma também está na mira da parceria.

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *