Novo caso de ebola é registrado na República Democrática do Congo a três dias do fim oficial da epidemia

Confirmação aconteceu após 52 dias sem nenhum caso. Paciente foi um homem de 26 anos de idade no território de Beni, que morreu na quinta-feira em um hospital, tendo apresentado sintomas alguns dias antes. Um novo caso de ebola foi registrado nesta sexta-feira (10) em Beni, no leste da República Democrática do Congo, segundo autoridades locais e a Organização Mundial da Saúde (OMS), três dias antes da proclamação oficial do fim da epidemia.
“Depois de 52 dias sem nenhum caso, as equipes de vigilância e de resposta confirmaram um novo caso”, disse o diretor da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em sua conta no Twitter.
“Infelizmente, isso significa que o governo da RDC não poderá declarar o fim do surto de febre hemorrágica na segunda-feira, como planejado”, acrescentou.
“Informações preliminares indicam que se trata de um homem de 26 anos de idade no território de Beni”, disse o comitê multissetorial de resposta à epidemia em comunicado.
“Nossas equipes, em colaboração com a OMS, já estão no terreno para aprofundar a investigação e implementar ações de saúde pública”, acrescentou o comitê.
O paciente teria morrido na quinta-feira em um hospital, tendo apresentado sintomas alguns dias antes, segundo uma fonte da saúde.
O território de Beni, na província de Kivu do Norte, foi um dos epicentros da epidemia de ebola, que matou 2.273 pessoas desde sua declaração oficial em 1 de agosto de 2018.
Além disso, as autoridades relataram em 3 de abril pelo menos um caso do novo coronavírus no território de Beni.
A República Democrática do Congo e a OMS iniciaram a contagem regressiva para o final da atual epidemia de ebola assim que o último paciente recebeu alta de um hospital no início de março.

Distribuição / Melhor Hoje / Fonte Google News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *